Conheça e use o transporte público em Berlim

Conheça e use o transporte público em Berlim

O transporte público de Berlim é muito bom e, talvez, a melhor alternativa para se locomover na cidade. Duas empresas operam de forma integrada o transporte público de Berlim, mas ao aquirir um ticket você terá acesso aos quatro tipos de transporte que compõem o serviço.

É muito fácil usar o sistema

As estações e pontos de parada são identificados por símbolos:  S (trem de superfície), U (metrô), H (ônibus) e Tram (bondinhos). Veja as fotos abaixo.

Os bondinhos foram o meio de transporte que mais gostei, talvez por não existirem no Brasil. São mais lentos, mas também mais confortáveis e possibilitam apreciar melhor a paisagem.

O sistema de transporte dividido Berlim em três áreas: A, B e C. Veja o mapa das áreas. As áreas A e B são mais centrais, enquanto a C é mais afastada, englobando Potsdam, cidade próxima a Berlim. Aliás, vale a pena conhecer Potsdam e o Palácio Sanssouci.

Os tickets do transporte

Os tickets podem ser comprados em máquinas instaladas nas estações, como essa abaixo. Detalhe: muitas dessas máquinas só aceitam moedas. Outra alternativa é adquirir os tickets com os motoristas de ônibus.

Importante: é preciso validar o cartão em máquinas, como a da foto abaixo, que se encontram em todas as estações de metrô e de trem de superfície. A hora da validação é o tempo inicial. O acesso ao transporte é livre, ou seja, não há catracas nas estações. O sistema é todo baseado na responsabilidade e cidadania do usuário. Entretanto, às vezes, aparecem fiscais e é preciso apresentar o bilhete validado. Na cultura alemã, vale a pena ressaltar, o desrespeito a regras básicas como essa é considerado como uma falta grave, extremamente condenável.

É possível economizar?

A resposta é sim. Existem várias opções de tickets. Vale à pena tirar um tempo e fazer algumas pequenas contas para tentar economizar uma grana. Inicie visitando o site do S-Bahn Berlim para obter mais informações sobre os vários tipos de tickets e tarifas. Verifique que há cinco tipos de tickets. 

ticket simples (esquerda) tem validade de duas horas. Não me pergunte o motivo, mas esse tipo de ticket não permite o retorno ao ponto de partida, mesmo dentro dessas duas horas. O bilhete 4 trip ticket (centro) é similar ao ticket simples, mas dividido em quatro partes individuais, que devem ser validadas no início de cada viagem. O ticket para grupos de até cinco pessoas (direita) tem validade de um dia e não de 24 horas, pois encerra às 3 horas do dia seguinte. Há ainda o ticket de um dia, que também encerra às 3 horas do dia seguinte, e o ticket para 7 dias consecutivos, que encerra à meia noite do sétimo dia, não importando o horário que em foi validado nas máquinas. Confuso? Vamos exemplificar.

Para economizar dê preferência para tickets de grupos ou com mais quantidade. Por exemplo, o ticket para grupos de até cinco pessoas, áreas A e B, tem validade de um dia e custa 19,90 EUR, enquanto o ticket de um dia, também áreas A e B,  custa 7,00 EUR por pessoa. Nessa situação, o preço para cada pessoa do grupo será 3,98 EUR, ou seja, economia de 3,02 EUR. Mesmo para um grupo de quatro pessoas esse tipo de ticket é vantajoso, pois o custo unitário será de 4,50 EUR.

Vale à pena adquirir um pacote?

Como a maioria das grandes cidades, Berlim também oferece cartões turísticos, combos que mesclam transporte e atrações. O mais conhecido é o Berlin Welcome card, cartão para turistas que dá acesso a todos tipos de transportes. O cartão oferece várias opções: duração de 2 a 6 dias, abrangência nas áreas A e B ou A, B e C e transporte com acesso a museus. A vantagem do Berlin Welcome card é o conforto de não precisar comprar tickets a cada dia, além dos descontos em várias atrações, como museus e a Torre da TV. 

No entanto, na minha opinião, na maioria das situações o Berlin Welcome card ficará mais caro que a compra parcelada de tickets. Mas é recomendado acessar o site do cartão e consultar os preços e os descontos e, então, avaliar se vale pena adquiri-lo. 

 

Posts Relacionados