O Memorial do Holocausto

O Memorial do Holocausto

Um memorial diferente

Inaugurado em maio de 2005, o Memorial do Holocausto está situado próximo ao Portal de Brandenburgo, numa área de aproximadamente dois hectares, equivalente a quatro campos de futebol.

O Memorial do Holocausto é composto de 2.711 blocos de concreto cinzas, de 2,38 m de comprimento, 0,95 m de largura, com altura variável de 0,2 a 4,8 m. No memorial não há vegetação, fotos ou qualquer placa explicativa.

 

Objetivo do Memorial

Para ser sincero, andar pelo memorial me trouxe uma sensação de aridez e desconforto. Não sei se esse era o objetivo do projetista, o arquiteto norte americano Peter Eisenman. 

Caminhar pelos corredores entre os blocos de concreto, num ambiente estéril, em nenhum momento, me levou a algum tipo de reflexão sobre toda a intolerância e violência ocorrida, o que, penso, deveria ser o principal objetivo do Memorial.

Em mim predominou a vontade de ir embora, sair dali o quanto antes. Enfim, esse foi apenas o meu sentimento e é a minha opinião. Mas sem dúvida, vale a pena conhecer o esse memorial diferente e formar a sua própria opinião.

Posts Relacionados