A Torre da TV

A Torre da TV

A Torre da TV está localizada na Alexanderplatz, no centro de Berlim. Muitos não sabem, mas a torre foi construída pela Alemanha Oriental (comunista). Inaugurada em 1969, a Alemanha Oriental a usou como símbolo do desenvolvimento tecnológico do País e também do triunfo do socialismo, pois durante a construção e inauguração da torre vivíamos no período da guerra fria. Por esse motivo, a esfera da torre tem aparência do satélite soviético Sputnik, o primeiro lançado no mundo. Com a reunificação alemã, tornou-se um dos símbolos mais conhecidos de Berlim.

A Torre tem 368 m de altura, com dois locais para visitação: uma plataforma panorâmica com bar, a 203 m de altura, e um restaurante, 4 m acima. O restaurante é giratório e está no centro da esfera e uma volta completa dura cerca de meia hora. A vista do alto da Torre é fabulosa e a visibilidade pode chegar a 40 km, em dias claros. No site da Torre há mais informações.

Vale a pena desfrutar uma refeição no restaurante da Torre, nem que seja um café, chá ou cálice de vinho. Penso que o melhor período de visitação é no final da tarde e início da noite, de preferência, é claro, em dias de céu aberto.

Existem dois tipos de mesas no restaurante, Window Table (junto a janela) e Inner Circle (mesa interna). O primeiro tipo é mais caro, mas justifica um esforço, pois facilita muito a visão da cidade. Outra coisa, a entrada e a subida na torre, na maioria das vezes, exige paciência, devido às filas e normas de segurança. Os procedimentos de segurança são similares aos dos aeroportos. Mas vale a pena reservar algumas horas do seu tempo para conhecer esse ícone de Berlim.

Veja algumas fotos tiradas do alto da Torre da TV, no entardecer e início da noite, na Galeria de Imagens.

Galeria de Imagens

 

 

Posts Relacionados