A Igreja Memorial

A Igreja Memorial

Igreja centenária

Berlim possui incontáveis monumentos que descrevem sua rica e fabulosa história. Na minha opinião, um dos monumentos mais marcantes é o da Igreja Memorial,  também conhecida como “Igreja Quebrada”.

A igreja tem nome oficial de Kaiser-Wilhelm I (Imperador Guilherme I) e foi construída entre 1891 e 1895 pelo Kaiser Guilherme II para homenagear seu avô. Nos painéis expostos na igreja pode-se vê-la em diferentes épocas. Em 1933 a torre principal Igreja Memorial tinha 165 metros.

Destruição e criação de um memorial

A Segunda Guerra Mundial transformou a igreja em outro tipo de memorial. A igreja foi bombardeada em novembro de 1943 e abril de 1945, sendo seriamente danificada. Na foto abaixo vemos o que restou da Igreja em 1945. Assim como o restante de Berlim, escombros por toda parte.

Após a guerra, a ideia inicial era derrubar as ruínas e construir uma nova igreja. Mas houve protestos e, então, surgiu uma grande ideia: transformar as ruínas da igreja, com a torre principal reduzida para 68 metros, em um memorial.  Dessa forma, criou-se um fantástico monumento a céu aberto, que leva à reflexão sobre a insensatez e estupidez das guerras e faz pensar sobre a importância da paz, da tolerância e da reconciliação. Abaixo uma foto atual da Igreja Memorial


Ao lado da Igreja Memorial foi construída uma igreja nova, que também é utilizada para apresentações artísticas, geralmente com música clássica. A programação dos eventos está disponível no site da Igreja Memorial. Vale a pena consultar. Um detalhe, a maioria das apresentações musicais tem entrada franca. 

Posts Relacionados